Quando dirigimos um carro ou andamos de bicicleta, nossa velocidade é medida em milhas por hora ou quilômetros por hora. Mas quando você entra em um barco, essas medidas mudam e o termo “nó” é usado para medir o quão rápido você está indo. Por que os nós são usados para a velocidade na água? Na verdade, vem de algo que foi feito há muito tempo.
Antigamente, as tripulações de navios não tinham GPS ou mapas modernos. Eles tiveram que usar o que havia ao seu redor para determinar para onde estavam indo e quanto tempo levariam para chegar lá.
Saber a velocidade da viagem da embarcação era fundamental. Sem isso, as tripulações poderiam ficar tão distantes do curso que seria mortal. Compreender exatamente a que velocidade um navio estava viajando era necessário para prever quando se chegaria ao destino.
Com o intuito de medir a velocidade de navegação, os marinheiros inventaram no século XVI um instrumento chamado “barquinha”. O aparato consistia, basicamente, de uma corda fina com uma das extremidades amarrada a uma prancha de madeira e a outra a um carretel, do mesmo material.
Essa corda era marcada com nós em intervalos regulares de aproximadamente 14,5 metros. Quando o barqueiro desejava saber em que velocidade estava navegando, ele lançava a prancha ao mar. Com a movimentação do barco, a madeira flutuava na água, fazendo com que a corda se soltasse do carretel que permanecia no barco.
Com a ajuda de uma ampulheta, o barqueiro observava quantos nós se desenrolavam em um determinado período de tempo. Hoje em dia, esse método rudimentar não é mais utilizado, mas a palavra nó continua em voga para calcular a velocidade das embarcações em todo o mundo.
“Nó” é uma unidade de medida de velocidade equivalente a uma milha náutica por hora, ou seja, 1,852 km/h. Essa definição foi adotada na 1ª Conferência Hidrográfica Internacional Extraordinária, realizada em Mônaco em 1929.
Sempre em “nós”. A forma mais simples de calcular distâncias numa carta náutica é usar a definição de que 1 milha náutica equivale a 1 minuto de latitude, usando-se a marcação da latitude na lateral da carta. Assim, você não precisa se preocupar com a escala do mapa. Como 1 nó corresponde à velocidade de 1 milha/hora, fica simples efetuar os cálculos de tempo de duração de uma singradura ou mesmo da velocidade média do barco em determinado percurso.
Gostou desse artigo? Então, aproveite para ler os outros conteúdos do nosso blog!